segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Arcadismo - Tomás Antônio Gonzaga

Lira I 

Eu,Marília, não sou algum vaqueiro,
que viva de guardar alheio gado,
de tosco trato,de expressão grosseiro,
dos frios gelos e dos sóis queimado.
Tenho próprio casal e nele assisto;
dá-me vinho,legume,fruta,azeite;
das brancas ovelhinhas tiro o leite,
Graças,Marília bela.
graças à minha Estrela!
Resultado de imagem para lira i marilia de dirceu analise
Eu vi o meu semblante numa fonte:
dos anos inda não está cortado;
os Pastores que habitam este monte
respeitam o poder do meu cajado.
Com tal destreza toco a sanfoninha,
que inveja até me tem o próprio Alceste:
ao som dela concerto a voz celeste
nem canto letra,que não seja minha.
Graças,Marília bela.
graças à minha Estrela!

Mas tendo tentos dotes da ventura,
só apreço lhes dou, gentil Pastora,
depois que o teu afeto me segura
que queres do que tenho ser senhora.
É bom, minha Marília,é bom ser dono
de um rebanho , que cubra monte e prado;
porém, gentil Pastora, o teu agrado
vale mais que um rebanho e mais que um trono.
Graças, Marília bela.
graças à minha Estrela!
(...)


                                                                                      Tomás Antônio Gonzaga


Análise

Na lira I, podemos observar várias características presentes no arcadismo, como a simplicidade nas palavras, vocabulário acessível e direto. Nota-se também que Dirceu e sua amada vivem em uma grande harmonia com a natureza. O bucolismo é uma das principais características presente na lira, por apresentar termos ligados a vida no campo. Outro ponto importante é o narcisismo que se encontra presente no verso "Graças a Marília Bela, Graças à minha Estrela!"
O autor deixa bem aparente o jeito claro e direto da sua crítica , mantendo a ordem lógica da escrita.



                                                                                                                                      Caio Eiras 


9 comentários:

  1. Concordo com sua análise, pois ao ler a Lira I Percebe-se um grade sentimento de paixão e gratidão.
    Outro fato interessante são a as características presentes no arcadismo que estão na Lira I e que foram destacadas em sua análise.
    Outro ponto interessante e o narcisismo, que foi destacado em sua análise onde o autor e bem claro e direto em sua crítica.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com a análise proposta, pelo fato de "Lira I", de Tomás Antônio Gonzaga, possuir fortes características árcades. Delas, podemos citar a relação harmônica do homem com a natureza; o uso de palavras mais simples, comparadas ao Barroco, tornando o texto mais acessível; o bucolismo, transmitindo uma sensação de equilíbrio, entre outros.
    Percebemos no texto que Dirceu estava apaixonado, e mesmo sendo um pastor, disse que faria o impossível para conquistar sua amada.

    ResponderExcluir
  3. Como já foi dito, há várias características notáveis do arcadismo que foram bem apresentadas na análise. A característica predominante é do bucolismo. Também é possível perceber a gratidão a Marília por parte do eu-lírico ao analisarmos o trecho que se repete ao final das estrofes ''Graças, Marília bela,
    Graças à minha Estrela!''. O eu-lírico exalta sua amada com os pastores na intenção de causar inveja. Ele cita também que todos seus bens privilegiados não podem ser trocados nem comparados ao grande amor que sente por Marília: "porém, gentil Pastora, o teu agrado
    vale mais que um rebanho e mais que um trono."

    ResponderExcluir
  4. O arcadismo diferente de poetas barrocos, se recusa a usar termos complicados, preferindo a clareza e a ordem lógica na escrita.
    Observa-se que o poeta-pastor está inteiramente se dedicando a natureza ,podemos analisar isso,pelo fato da primeira característica que chamou atenção foi a passagem campestre evocada pelo poeta .
    Nota-se que ele tenta se "defender" algo e, essa posição defensiva foi mais uma vez apontada como insegurança de Gonzaga quando à sua posição social face de Marília(Maria Dorotéia),pertence a uma das primcipais famílias de Minas.

    ResponderExcluir
  5. Nesta lira são representadas fortes características do arcadismo, como o bucolismo e a figura do pastor. O eu-lírico faz um auto-retrato colocando-se como pastor, no qual afirma sua condição de superioridade sobre os demais, como no trecho: "... não sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado...". Ele faz essa comparação para deixar claro que é merecedor do amor de Marília.

    ResponderExcluir
  6. O eu-lírico se coloca como pastor e ao mesmo tempo deixa claro que não pode ser confundido com qualquer vaqueiro, e também afirma ser vaidoso e que dá muita importância para os bens matérias, assim é um pastor rico e que por isso merece o amor de Marilia. Encontra-se a presença do bucolismo, que ressalta a natureza, que é mais apresentada na segunda estrofe, na terceira estrofe o poeta-pastor pede Marília em casamento, pois tem como sustentá-la, destacando que seus bens materiais são muito importante, mas não tanto quanto o seu amor por ela, é notável um pouco de romantismo no verso
    "Porém, gentil Pastora, o teu agrado / vale mais que um rebanho e mais que
    um trono". Ele a exalta, tendo mais características do arcadismo como o amor galante.

    ResponderExcluir
  7. essoal, vamos tentar observar se os seguintes temas estão presentes nos textos lidos:

    1- Fugere urbem
    2- Carpe diem
    3- Aurea mediocritas
    4- Locus amoenus
    5- Inutilia truncat

    ResponderExcluir
  8. Não encontrei as biografias do 4 autores.

    ResponderExcluir
  9. Alguém sabe , a primeira estrofe quais características do arcadismo é bucolismo ?

    ResponderExcluir