ENEM
2014
Questão
111
Quando
Deus redimiu da tirania
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Da mão do Faraó endurecido
O Povo Hebreu amado, e esclarecido,
Páscoa ficou da redenção o dia.
Páscoa
de flores, dia de alegria
Àquele povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Àquele povo foi tão afligido
O dia, em que por Deus foi redimido;
Ergo sois vós, Senhor, Deus da Bahia.
Pois
mandado pela Alta Majestade
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Nos remiu de tão triste cativeiro,
Nos livrou de tão vil calamidade.
Quem
pode ser senão um verdadeiro
Deus, que veio estirpar desta cidade
o Faraó do povo brasileiro.
Deus, que veio estirpar desta cidade
o Faraó do povo brasileiro.
(DAMASCENO,
D. Melhores poemas: Gregório de Matos. São Paulo: 2006)
Com
uma elaboração de linguagem e uma visão de mundo que apresentam
princípios barrocos, o soneto de Gregório de Matos apresenta
temática expressa por
(A)
visão cética sobre as relações sociais.
(B)
preocupação com a identidade brasileira.
(C)
crítica velada à forma de governo vigente.
(D)
reflexão sobre dogmas do Cristianismo.
(E)
questionamento das práticas pagãs na Bahia.
ENEM 2012
Questão 131
Com
contornos assimétricos, riqueza de detalhes nas vestes e nas
feições, a escultura barroca no Brasil tem forte influência do
rococó europeu e está representada aqui por um dos profetas do
pátio do Santuário do Bom Jesus de Matosinho, em Congonhas (MG),
esculpido em pedra-sabão por Aleijadinho. Profundamente religiosa,
sua obra revela:
A)
liberdade,
representando a vida de mineiros à procura da salvação.
B)
credibilidade,
atendendo a encomendas dos nobres de Minas Gerais.
C)
simplicidade, demonstrando compromisso com a contemplação do
divino.
D)personalidade,
modelando uma imagem sacra com feições populares.
E)
singularidade,
esculpindo personalidades do reinado nas obras divinas.
Fatec – SP
No colégio dos padres, Gregório de Matos escreveu:
“Quando desembarcaste da fragata, meu dom Braço de Prata, cuidei, que a esta cidade tonta, e fátua*, mandava a Inquisição alguma estátua, vendo tão espremida salvajola* visão de palha sobre um mariola*”.
Sorriu, e entregou o escrito a Gonçalo Ravasco.
Gonçalo leu-o, gracejou, entregou-o ao vereador.
O papel passou de mão em mão.
“A difamação é o teu deus”, disseram, sorrindo.
(Ana Miranda, Boca do Inferno)
(*fátua: tola;*salvajola: variante de “selvagem”; *mariola: velhaco)
O trecho ilustra:
a) a poesia erótica de Gregório de Matos, inspirada na vida nos prostíbulos da cidade da Bahia e que deu origem à alcunha do poeta, “Boca do Inferno”.
b) a poesia lírica de Gregório de Matos, voltada para a temática filosófica, em linguagem marcada pelos recursos da estética barroca.
c) a poesia satírica de Gregório de Matos, dedicada à descrição fiel da sociedade da época, utilizando recursos expressivos característicos do barroco português.
d) a poesia erótica de Gregório de Matos, caracterizada pela crítica aos comportamentos e às autoridades baianas da época colonial.
e) a poesia satírica de Gregório de Matos, que representa, no conjunto de sua obra, uma fuga aos moldes barrocos e ataca, no linguajar baiano da época, costumes e personalidades.
UNICAMP
A
arte colonial mineira seguia as proposições do Concílio de Trento
(1545-1553), dando visibilidade ao catolicismo reformado. O artífice
deveria representar passagens sacras. Não era, portanto, plenamente
livre na definição dos traços e temas das obras. Sua função era
criar, segundo os padrões da Igreja, as peças encomendadas pelas
confrarias, grandes mecenas das artes em Minas Gerais.
(Adaptado
de Camila F. G. Santiago, “Traços europeus, cores mineiras: três
pinturas coloniais inspiradas em uma gravura de Joaquim Carneiro da
Silva”, em Junia Furtado (org.), Sons, formas, cores e movimentos
na modernidade atlântica. Europa, Américas e África. São Paulo:
Annablume, 2008, p. 385.)
Considerando
as informações do enunciado, a arte colonial mineira pode ser
definida como:
a)
renascentista, pois criava na colônia uma arte sacra própria do
catolicismo reformado, resgatando os ideais clássicos, segundo os
padrões do Concílio de Trento.
b) barroca, já que seguia os
preceitos da Contrarreforma. Era financiada e encomendada pelas
confrarias e criada pelos artífices locais.
c) escolástica,
porque seguia as proposições do Concílio de Trento. Os artífices
locais, financiados pela Igreja, apenas reproduziam as obras de arte
sacra europeias.
d) popular, por ser criada por artífices
locais, que incluíam escravos, libertos, mulatos e brancos pobres
que se colocavam sob a proteção das confrarias.
UFRGS - 2005
Quanto
ao período barroco e seus representantes na literatura colonial
brasileira, é correto afirmar que
A)
os sermões de Antônio Vieira apresentam uma retórica complexa pela
exuberância de imagens e pelos postulados morais e religiosos.
B)
a obra de Gregório de Matos se distingue pela sua unidade
temática, expressa por um tom satírico.
C)
a poesia irreverente de Gregório de Matos satiriza diferentes tipos
sociais, exceção feita aos representantes da Igreja.
D)
o predomínio dos valores transcendentais, motivados pela Reforma,
marca o estilo barroco da obra de Vieira.E)
Gregório de Matos se ateve ao uso da língua culta da Metrópole, ao
contrário de Vieira, que utilizou termos indígenas, africanos e
populares.
Gabarito
oficial:
ENEM
2014
Questão 111 _
C
Comentário:
O
texto de Gregório de Matos apresenta uma intertextualidade clara com
as Sagradas Escrituras. Para resolver a questão, o candidato deve
recordar as características da poética daquele escritor. O poeta
barroco utilizava sua literatura como meio de criticar a sociedade de
sua época, ainda que o fizesse por meio de metáforas, como ocorre
no texto acima.
ENEM
2012
Questão 131 _ D
Comentário : As esculturas barrocas no Brasil têm forte influência do rococó europeu. As obras sacras de Aleijadinho distinguem-se das demais por apresentar características particulares das esculturas inspiradas nas pessoas do povo.
Fatec – SP
Resposta correta _ E
Comentário: A produção satírica de Gregório, além da alcunha de “Boca do Inferno”, valeu-lhe o degredo por estar em desacordo com o ideário Barroco.
UNICAMP
Resposta correta _ B
Resposta correta _ B
Comentário: As
artes plásticas do barroco, no Brasil, só desenvolveram grande
impulso, no século XVIII, também conhecido como “século do
ouro”. Nesse período, as igrejas seguiam as influências barrocas
em sua construção, junto aos preceitos da Contrarreforma, com o
intuito de reforçar o sentimento religioso, o que confirma a letra
B. As letras A, C e E estão erradas porque, nas artes plásticas, as
obras seguiam as demandas de corporações eclesiásticas e
voltava-se também à exigência de um público aristocrático.
UFRGS 2005Resposta correta _ A
Comentário: Os sermões de Vieira representam a
complexidade do Barroco.Vieira era um homem preocupado com os
problemas de sua época, tanto sociais como religiosos. Partindo
sempre de um fato real, cotidiano, chamava o ouvinte para o seu dever
de pensar e de reagir, valendo-se de um eletrizante processo de
convencer e despertar consciências. Há em suas obras, o
uso de uma linguagem lúdica, com construções sintáticas
engenhosas que apelam não somente para a razão, mas para os
sentidos do ouvinte.
Bruno Coutinho e Caio Eiras