sábado, 15 de outubro de 2016

O Barroco e suas artes


O que é o Barroco ?



O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia. No campo religioso, a Reforma (1517) contestou as práticas da Igreja Católica e propôs uma nova relação entre Deus e os homens. 
Uma das propostas desse movimento foi a tradução da Bíblia para os idiomas nacionais, abrindo caminho para novas interpretações das Escrituras, deixando a Igreja dividida e enfraquecida. O poder central da Igreja teve que reagir rapidamente. Em 1563 tem início a Contrarreforma, que tinha como objetivo combater a expansão do protestantismo e recuperar os domínios perdidos. Portanto, a Europa do século XVII reflete a crise religiosa do século anterior. O homem europeu se vê dividido entre duas forças opostas: o antropocentrismo e o teocentrismo. O Barroco é a estética que reflete essa tensão, ou seja, o embate entre a fé e a razão, entre espiritualismo e materialismo.

As Artes Barrocas


O Barroco tem manifestações nas artes plásticas, na música e na literatura. Cada esfera artística tem sua maneira de expressar a dualidade do homem barroco e sua tentativa de fundir valores contraditórios, como o gosto pelas coisas terrenas e a salvação pela fé. 
Na pintura: As cenas representadas eram envoltas em definida oposição do claro-escuro, contavam com a força das cores quentes, da gradação da claridade, todos esses elementos reforçavam a expressão de sentimento das obras que quase falavam aos seus interlocutores. O tema da pintura barroca foi sempre realista, mas a realidade que servia de ponto de partida para o pintor não era só a da nobreza, do clero e da burguesia, mas também a realidade da vida simples dos trabalhadores, camponeses. 
Um pintor brasileiro que se destacou devido às suas obras foi Manuel da Costa Ataíde.
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Assunção da Virgem, Mestre Ataíde.
A  intensidade das cores quentes - “Vênus e Adônis”. Peter Paul Rubens (1577-1640) Espanha
Vênus e Adônis, Peter Paul Rubens.
Nessa obra, podemos observar a intensidade das cores.

A emoção por meio da gradação da claridade - "O Sacrifício de Abraão". Rembrandt van Rijn (1606-1669)
O sacrifício de Abraão, Rembrandt van Rijn.
Podemos observar nessa obra a emoção da gradação da claridade.

Na escultura: As esculturas barrocas mostram faces humanas marcadas pelas emoções, principalmente o sofrimento, evidenciando a violência e o drama. Os traços se contorcem, demonstrando um movimento exagerado. Predominam nas esculturas as curvas e a decoração luxosa, utilizando-se de cores fortes.
O principal escultor brasileiro foi o Aleijadinho, em que suas obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil.

Caminho para o calvário, Aleijadinho

O êxtase de Santa Teresa, Gian Lourenzo Bernini

Escultura Barroca
Narciso, Valentim da Fonseca e Silva/ mestre Valentim


Na arquitetura: Tem como características a extravagância, manipulação da luz, uso do movimento, proximidade do real, aplicação da curva em oposição à ideia estática dos prédios, as igrejas do período barroco são marcadas por abóbadas, arcos e contrafortes, efeitos cenográficos teatrais, mistura da pintura e da escultura, entre outras. A arquitetura barroca integrava o movimento de contrarreforma da Igreja Católica na arte. Entre os objetivos do movimento estava o transporte do observador para a cena demonstrada. Por essa razão que a arquitetura barroca é observada principalmente em igrejas, catedrais e monastérios. Isso ocorria para demonstrar a imponência da arte cristã.

Interior da igreja e mosteiro de São Bento do Rio de Janeiro, 1717

Santuário do Bom Jesus dos Matozinho, em Congonhas-MG, obra de Aleijadinho, 1805

Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência em Salvador, 1703


Na música: Houve mudanças no mundo da música durante o período do movimento barroco, por volta do século XVII. Os ritmos ganham novos recursos e nascem os ritmos instrumentais. A suíte e o concerto surgem juntamente. A partir da influência da música, um novo gênero nasceu: um drama cantado, as notáveis óperas. Ou seja, podemos notar que o movimento barroco enriqueceu o mundo da música naquela época. A música é geralmente exuberante: ritmos energéticos, melodias com muitos ornamentos, contrastes de timbres instrumentais e sonoridades fortes com suaves. 

"As quatro estações", Antonio Vivaldi, importante músico e compositor tardio do barroco.


Na literatura: Nos séculos XVI e XVII não havia ainda condições para a formação de uma consciência literária brasileira. A vida social no país era organizada em função de pequenos núcleos econômicos, não existindo efetivamente um público leitor para as obras literárias, o que só viria a ocorrer mais tarde. Por esse motivo, fala-se apenas em autores brasileiros com características barrocas, influenciados por fontes estrangeiras (portuguesa e espanhola), mas que não chegaram a constituir um movimento propriamente dito.  Nesse contexto, merecem destaque a poesia de Gregório de Matos Guerra e a prosa do padre Antônio Vieira representada pelos seus sermões.
Os textos apresentavam principalmente as seguintes características:

-Dualidades e Antíteses: Conflito entre o corpo e a alma, a vida terrena e a vida eterna, a vida virtuosa e a vida do pecado, a vida e a morte, a razão e a fé. É o conflito entre os princípios cristãos da Igreja Católica e os princípios do Renascimento  e do Classicismo (paganismo, racionalismo, antropocentrismo). O Barroco é uma época de conflitos de princípios opostos, é a época das antíteses, é a época em que se tenta conciliar o inconciliável. A Igreja Católica reage à Reforma Protestante com a Contrarreforma e com a Inquisição, procurando reprimir as manifestações culturais que vão contra as suas doutrinas. Portanto, esse é um período de contradições e de dualidades, onde o homem se vê perdido entre a doutrina cristã e as ideias do Renascimento (Classicismo).

-Cultismo e Conceptismo:O homem barroco valoriza o cultismo, ou seja: a linguagem difícil e rebuscada, cheia de inversões e de jogo de palavras, empregando demais as figuras de linguagem. Ele também valoriza o conceptismo, que está associado ao pensamento complexo, ao raciocínio lógico, ao jogo de ideias. Ou seja: as palavras são rebuscadas e difíceis (cultismo) e as ideias e o raciocínio são complexos (conceptismo). 
A paródia a seguir, publicada no YouTube pelo LÍTERABRASIL, nos diz mais um pouco sobre a literatura barroca e os autores Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira, os mais importantes nesse período.



Fontes: 
http://brasilescola.uol.com.br/historiag/a-arte-barroca-na-pintura.htm
http://educacao.globo.com/literatura/assunto/movimentos-literarios/barroco.html
http://www.resumosdeliteratura.com/2014/03/resumo-do-barroco-literatura-brasileira.html
https://www.youtube.com/watch?v=9kY6rY72z08

Diana Simen e Vinícius Valadão

Um comentário:

  1. Parabéns pela pesquisa, pessoal! Gostei muito! Esse vídeo é ótimo para lembrar as características do Barroco.

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