sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Barroco - Gregório de Matos

Necessidades forçosas da natureza humana
Descarto-me da tronga, que me chupa, 
Corro por um conchego todo o mapa, 
O ar da feia me arrebata a capa, 
O gadanho da limpa até a garupa. 

Busco uma freira, que me desentupa 
A via, que o desuso às vezes tapa, 
Topo-a, topando-a todo o bolo rapa, 
Que as cartas lhe dão sempre com chalupa. 

Que hei de fazer, se sou de boa cepa, 
E na hora de ver repleta a tripa, 
Darei por quem mo vase toda Europa? 

Amigo, quem se alimpa da carepa, 
Ou sofre uma muchacha, que o dissipa, 
Ou faz da sua mão sua cachopa. 


                                                              Gregório de Matos



Análise
Neste soneto Gregório de Matos destaca a procura do homem ao prazer sexual a tornando uma poesia erótica colocando certas palavras de forma a provocar ritmo e rima.
 Na primeira estrofe o eu-lírico expressa uma procura a outras prostitutas afim de mais prazer, tendo até a feia lhe dar a satisfação que procura.
 Na segunda estrofe tem a freira como seu objetivo, satisfazendo-o plenamente tendo uma grande sorte por este acontecimento.
 Na terceira estrofe o eu-lírico procura o que fazer quando se está excitado sendo de boa família, até se perguntando tudo o que daria para quem o esvazie.
 Na quarta estrofe se diz amigo de quem se entrega totalmente ao prazer sexual, sendo por uma prostituta que o sacie ou sua própria mão que lhe satisfaz.
                                                                                                                      Edvânya Borduam

8 comentários:

  1. Concordo plenamente com a análise produzida a partir do poema proposto. Obtive certa dificuldade de entender qual a mensagem que o autor queria passar quando li a obra pela primeira vez, mas com a análise, isso ficou claro.
    O eu-lirico está sempre procurando satisfazer-se dos seus prazeres sexuais, e não se importando como irá fazer isso, nem com quem. Dando qualquer coisa para chegar ao objetivo.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com a análise.O autor passa a ideia que faria qualquer coisa para poder obter seu prazer sexual, e que não importaria de que modo ou forma que esse prazer viria.
    Assim como ele diz na terceira estrofe, "Darei por quem mo vase toda a Europa?" essa estrofe mostra como ele estaria realmente disposto a pagar qualquer preço pela sua satisfação sexual.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a análise, em dizer que o eu-lírico por ter uma grande procura em tanta satisfazer todo seus desejos e prazeres sexuais de qualquer forma , independente de qual seja. Também cita o fato dele não se importa com as características das prostitutas e do uso de sua própria mão. Quando o "desespero " aumenta ele chega a falar ou fazer coisa que não estão ao seu alcance .
    Na última estrofe , entendi pela a análise que o "amigo" para ele seria o que o ajuda-se a saciar e satisfazer as suas vontades .

    ResponderExcluir
  4. Na minha opinião, a análise conseguiu esclarecer de forma explícita os pontos-chave do soneto:
    1º_ A necessidade sexual, que o eu-lírico enxerga como uma necessidade de toda a natureza humana.
    2º_ Com quem o ato é praticado. O desejo é tão grande que para ele, qualquer tipo de mulher serve para "ajudá-lo" com tal ânsia, desde a feia até a freira.
    O eu-lírico esclarece que daria qualquer coisa, até mesmo a Europa, a quem saciasse seu desejo.
    Ele diz ser amigo daqueles que possuem apetite sexual semelhante ao seu, que poderiam satisfazê-lo tanto com uma pessoa quanto com sua própria mão.

    ResponderExcluir
  5. Boa análise! O eu-lírico está a procura do prazer sexual, Gregório deixa isso claro. Acho que, se levarmos em conta a época que essa poesia foi escrita, é possível perceber a provocação que o autor faz a sociedade, que condenava a procura pelo sexo proibido, mas que praticava tal ato.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com sua análise. Pois ao ler esse soneto erótico pude perceber que retrata um homem que faria de um tudo para que sesatisfaça o seu desejo sexual não importando com quem e nem o preço a ser pago para que se satisfaça o seu desejo sexual.
    Ao ler também percebi que o homemnão se importar com a beleza de quem o satisfaz sexualmente, para ele não existe bonito ou feio, porque ele só vê a importância de sentir-se satisfeito com seu desejo sexual.

    ResponderExcluir
  7. Muito bem, pessoal. Acho que vocês já perceberam que Gregório tem várias facetas. Viram como essa poesia é diferente da postada anteriormente? Gregório é mesmo um escritor que nos surpreende.

    ResponderExcluir